Departamento Taiko

Setor Cultural

Formado no início de 2003, o grupo Osasco Todorokidaiko iniciou suas atividades com 12 membros e teve seu crescimento gradual, com a passagem de tocadores de diversas idades, possibilitando a convivência de várias gerações no grupo.

O grupo se empenha em difundir e manter a ancestralidade e tradição desta arte de percussão milenar japonesa entre os brasileiros através de suas apresentações em eventos e suas vitoriosas participações em campeonatos e festivais.

O nome do grupo “TODOROKI” significa “estrondo”, algo forte e vibrante tal qual o “ribombar do trovão”, conseguindo sintetizar toda energia e firmeza com que o grupo executa suas músicas. Utilizando de canções próprias, o grupo Osasco Todorokidaiko participou de diversos campeonatos e festivais regionais e nacionais, ficando em posição de destaque muitas vezes.

O grupo Osasco Todorokidaiko consagrado campeão brasileiro da categoria Junior no ano de 2010  participou do 13th NipponTaiko Junior Contest, em 2011,  realizado em Nagoya, província de Aichi no Japão.

CURIOSIDADES

Em diversas partes do mundo, o Taiko foi um dos primeiros instrumentos musicais utilizados. No Japão, há cerca de seis a oito mil anos, na era Joumon e Yayoi, foram encontradas, entre os objetos, evidências de que já se utilizavam taikos. O Taiko, cujo som pode alcançar longas distâncias, certamente foi utilizado como meio de comunicação entre os companheiros.

Supõe-se que este instrumento, capaz de emitir um som místico encantando a todos que ouvem, tenha sido utilizado amplamente em festividades e cerimônias religiosas.  Exemplo, a Mitologia Japonesa, que para despertar a atenção da Deusa do Sol que vivia escondida numa caverna rochosa, um dos deuses dançou sobre um tambor para que ela saísse. Histórias como esta  dão a ideia da antiguidade das origens dos taikos religiosos e festivos. O Taiko também era considerado a morada dos deuses e das almas dos antepassados que se encontravam instalados nos templos como objeto sagrado.

Após uma abstinência e purificação, ao tocar o Taiko com a alma, acreditava-se que os deuses surgiam para atender aos  desejos das pessoas. Portanto, era considerado um instrumento precioso  com o qual  se possibilitava a comunicação entre os deuses, as almas e os seres humanos.

O atrativo principal do Taiko japonês, sem dúvida é a sua vibração, seu som residual e a produção da sensação de dinamismo vibrante de aquecer o sangue fazendo com que o corpo se movimente freneticamente.

O SIGNIFICADO PROFUNDO DA ALMA DO TAIKO

  • A confirmação da nossa vitalidade e do grito da nossa própria alma;
  • O compartilhamento de sentimentos com os próximos;
  • O estímulo e o encorajamento recíproco.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL:

osascotodorokidaiko@yahoo.com.br