Departamentos de Voleibol

O ginásio poliesportivo da ACENBO foi concluído em 1992, nesse mesmo período, alguns praticantes de voleibol começaram a utilizar o espaço para treinos e jogos amistosos. Também em 1992, a seleção brasileira de Vôlei ganhou a medalha de ouro olímpica, além de grandes vitórias, sendo assim, não demorou para que outros simpatizantes da modalidade se juntassem aos pioneiros para formarem equipes em diversas categorias. Logo em seu primeiro ano as equipes participaram de vários campeonatos regionais, e ao longo dos 25 anos de existência, muitos títulos importantes foram conquistados.

No ano de 2006, os dirigentes do Departamento receberam a proposta de incluir nas suas atividades uma modalidade do voleibol adaptado praticado no Japão, denominado Silver Volleyball, destinada às pessoas maiores de 55 anos.  Foi realizado um workshop que atraiu o interesse dos voleibolistas veteranos.   Assim, iniciou-se o treino dessa modalidade  e no ano seguinte contribuiu para a criação do Departameto de Silver Volleyball da UCES para a realização de campeonatos dos quais atualmente participam 9 associações coligadas.  Esta modalidade, mais do que um esporte competitivo serve de incentivo à prática de atividade física às pessoas idosas, de modo que os campeonatos , além da competição entre as equipes, tem sido um meio de estreitamento de laços de amizade e de confraternização dos atletas de várias cidades da região Sudoeste de São Paulo.

Com o interesse dos jovens e adultos na prática dessa modalidade há alguns anos resolveu-se introduzir o Soft Volleyball, esporte  praticado na Ásia, Europa e E.U.A., semelhante ao Silver Volleyball, porém, com regras próprias e participação de apenas 4 atletas na equipe em disputa.

(Fonte:  Lidia Shimizu – Diretora do Departamento)