História da Entidade

Em busca de um sonho

A história da imigração japonesa em Osasco começa em 1921, quando a família Ishizo Shinpo se estabelece no Sítio Castanhal, atual bairro do Rochdale, no distante subdistrito de São Paulo, para plantar legumes e verduras. A partir de 1950, durante o período pós-segunda guerra mundial, a comunidade local se desenvolveu com maior intensidade, após a chegada de famílias oriundas das zonas rurais de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que vinham em busca de melhores condições de sobrevivência e oportunidades para educar seus filhos.

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) trouxe dificuldades para os nikkeis. O Japão passou a ser considerado um país inimigo e os imigrantes japoneses, assim como aconteceu com os alemães e os italianos, passaram a sofrer represálias, como a proibição de qualquer tipo de reunião ou associação entre conterrâneos. Tal restrição só foi revogada em 1951 e nesse mesmo ano, no dia 6 janeiro, foi fundada a Associação Amigos de Osasco, idealizada por Kozaburo Sato, Tsurukichi Takimoto e Yoshimi Terada, a associação reunia, inicialmente, 27 famílias e já tinha como objetivos incentivar a amizade entre os associados e preservar a cultura japonesa por meio do ensino do idioma, dos valores e dos costumes.

Em 1952, a união  de jovens nikkeis deu origem à Associação dos Moços, as principais responsabilidades da associação eram a organização do Undokai, a realização bimestral de sessões de filmes, além fundar o Departamento de Beisebol. Poucos meses depois, foi criada a Associação das Moças, que tinha como missão, preparar as jovens solteiras para se tornarem boas esposas, conhecedoras da virtude, da etiqueta, da culinária e das artes japonesas. 8 anos após a fundação, as duas entidades se unificaram e deram origem à Associação Cultural e Esportiva de Osasco (ACEO).

Nesse mesmo período, a Associação Amigos de Osasco já sentia a necessidade de construir uma sede para realizar as reuniões dos associados. Sendo assim, em outubro de 1961, a associação adquiriu um terreno de 350m², localizado na antiga Rua Coronel Constantino (atual Rua Minas Bogasian), centro de Osasco. Como o empreendimento era grande demais para ser arcado por uma só entidade, a Associação Amigos de Osasco se uniu à ACEO para que juntas pudessem realizar a arrecadação de fundos e viabilizar o projeto.

Ao término da primeira etapa da obra, em 1967, a sede foi inaugurada e as duas associações se uniram definitivamente, dando origem à Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco (ACENBO).

A partir daí, a ACENBO vem desempenhando importante papel na manutenção e disseminação da cultura japonesa, participando de intercâmbio com outras associações, atuando em parceria com a prefeitura de Osasco em eventos culturais e incentivando a prática de esportes e a amizade entre seus associados. Tornando-a uma das principais associações nikkeis do sudoeste Paulista.

Em 1982, a ACENBO recebeu da Prefeitura de Osasco a doação de um terreno de aproximadamente 28.000 m², localizado na Rua Acenbo nº 100, destinado à construção da sede esportiva da Associação. Com essa obra foi possível a implementação de várias modalidades esportivas: atletismo, beisebol, gateball, futebol, voleibol, tênis de mesa, silver volleyball, sumô e badminton. Os atletas passaram a participar de diversos campeonatos e torneios regionais, nacionais e internacionais com obtenção de resultados que orgulham não só a comunidade nikkei, como também a cidade de Osasco. A sede já chegou a receber seletivas e classificatórias de diversas modalidades esportivas.

Por essas conquistas e pelas ações sociais, assistenciais e culturais desenvolvidas, a ACENBO tornou-se uma importante entidade de representação da comunidade nipo-brasileira da região, com mais de 600 famílias associadas, que participam das atividades desenvolvidas e usufruem de sua infraestrutura.

O lema “Em busca de um sonho, juntos caminhamos 60 anos. No renascer, renovemos laços e sonhos, 60 anos adiante” reflete o espírito da ACENBO e sua determinação em continuar sonhando e concretizando seus ideais.

Fotos da Construção do Grande Sonho

Linha do Tempo

  • 1921: A família Ishizo Shinpo se estabelece em Osasco, dando início à imigração japonesa na região.
  • 1939-1945: Segunda Guerra Mundial.
  • 1951: Fundação da Associação Amigos de Osasco, no dia 6 de janeiro.
  • 1952: Fundação da Associação de Moços e da Associação das Moças.
  • 1960: As duas Associações se unem e dão origem à Associação Cultural e Esportiva de Osasco (ACEO).
  • 1961: A Associação Amigos de Osasco adquire um terreno no centro para a construção de sua sede.
  • 1962: Emancipação do município de Osasco, no dia 19 de fevereiro.
  • 1963: A Associação Amigos de Osasco e a Associação Cultural e Esportiva de Osasco (ACEO) se unem em prol da construção de uma sede.
  • 1967: Concluída a primeira etapa da obra, uma parte do piso térreo da sede. Inaugurada a base das atividades nipo-brasileiras em Osasco. Dissolução da Associação Amigos de Osasco e da ACEO, dando origem à Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco (ACENBO).
  • 1968: Participação da ACENBO na tradicional Festa das Nações de Osasco, promovida pela prefeitura.
  • 1971: A ACENBO associa-se à Aliança Cultural Brasil Japão. No mesmo ano, a Associação sedia a 23o Campeonato de Atletismo da Sudoeste.
  • 1976: Osasco assina um acordo de cooperação com a cidade de Tsu, na província de Mie. As duas se tornaram cidades-irmãs.
  • 1978: Implementada a Escola de Língua Japonesa.
  • 1981: O prefeito Guaçu Piteri assina o documento de posse do terreno de quase 28 mil m2 para uso da ACENBO em regime de comodato. O terreno é oficialmente doado à Associação no ano seguinte.
  • 1984: A ACENBO se mobiliza para enviar mantimentos e artigos de primeira necessidade às vítimas das enchentes nas cidades de Registro e de Uruguaiana. No mesmo ano, tem início a campanha para arrecadação de fundos para a construção da nova sede da Associação.
  • 1995: Aampanha SOS-KOBE, arrecadação de recursos para serem enviados às vítimas do terremoto que devastou a cidade de Kobe.
  • 1996: Inauguração da nova sede da ACENBO. Participação no socorro às vítimas da explosão do Osasco Plaza Shopping, auxiliando as equipes de resgate.
  • 2001: Comemoração dos 50 anos da Associação, com a publicação do livro “A Tocha”.
  • 2008: Realização do 1o Japan Matsuri, o Festival da Cultura Japonesa de Osasco, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
  • 2010: Realização do 2o Japan Matsuri. O evento entra para o calendário oficial da cidade.
  • 2011: Campanha de arrecadação de recursos para serem enviados às vítimas do terremoto e do tsunami no Japão.Comemoração dos 60 anos de fundação da ACENBO e 40 anos do Departamento de Senhoras. Inauguração do auditório Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com capacidade para 400 pessoas.