ACENBO

Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco

A Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco (ACENBO) é uma instituição sem fins lucrativos, que há mais de meio século cumpre a missão de preservar viva a cultura japonesa trazida pelos imigrantes, que chagaram no Brasil no início do século XX. Além dessa missão, a Associação tem como objetivo cultivar a amizade entre seus associados através dos esportes, das artes, da língua e das festividades.

Atualmente, a ACENBO é membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo-SP) e da Diretoria Executiva da União Cultural e Esportiva Sudoeste (UCES). A Associação tem participações ativas nas comissões especiais da Prefeitura de Osasco, sendo também representante da comunidade nipo-brasileira nas relações de intercâmbio entre a cidade de Osasco e sua cidade-irmã, Tsu, localizada na província de Mie no Japão.

Além de divulgar a cultura e os valores japoneses, as atividades desenvolvidas pela ACENBO têm o objetivo de fortalecer os laços que unem Brasil e Japão, sintetizados na relação entre as cidades irmãs, Osasco e Tsu, e, dessa maneira, contribuir para uma sociedade cada vez mais multicultural.

A ACENBO tem uma agenda de eventos e festivais bastante cheia, ocorrendo ao longo do ano todo, dentre esses eventos destacam-se:

  • Undokai, gincana poliesportiva realizada anualmente com participação de diversas gerações, cujo um dos objetivos é promover a confraternização entre as famílias e associados. O evento já passou da 50° edição e ocorre no primeiro domingo do mês de maio, atraindo um público que varia entre 3 a 4 mil pessoas;
  • JapanMatsuri, o Festival da Cultura Japonesa de Osasco realizado anualmente, com o apoio da Prefeitura. Criado em 2008 para celebrar o centenário da imigração japonesa, o Japan Matsuri atraiu cerca de 20 mil pessoas na sua primeira edição e se tornou parte do calendário oficial do município e faz parte do calendário turístico do Estado de São Paulo.