Departamento das Senhoras (Fujinbu)

Setor Cultural

Considerado  um dos pilares da ACENBO, o Departamento das Senhoras  (Fujinbu) foi criado em 1971; no início, 32 voluntárias formavam a equipe. O Fujinbu originou-se da Associação de mães dos alunos da escola japonesa, essas mães se reuniam aos domingos para ajudar os filhos no estudo do idioma japonês. Em 1972, após passar por uma reestruturação, a associação foi integrada à ACENBO, e passou a lidar com novas atribuições e atividades.

Como dito no início, o Fujinbu é um poderoso pilar dentro da Associação, promovendo diretamente a integração de todos os departamentos, além de contribuir na realização dos eventos desses departamentos. Desenvolve atividades nas áreas de cultura, educação e de artes matinais; promove cursos de ikebana e dança folclórica. As senhoras organizam bazares beneficentes e festivais, que ao longo da história da ACENBO, propiciou a arrecadação de recursos para a construção da sede e para a estruturação e desenvolvimento dos demais departamentos.

Para além da ACENBO, o Fujinbu é bastante atuante na comunidade Osasquense, realizando campanhas humanitárias, fazendo doações a hospitais e participando de eventos culturais.