Departamento de Atletismo

Setor Esportivo

A história do Atletismo de Osasco é antiga.  Em 1968, liderado pelo Sr. Massaru Kimura, o grupo de colaboradores formado pelos srs. Sakae Tamura, Massao Kimura, Seiiti Ishii, Kazuaki Okamoto e Minoru Arimori, organizou uma equipe de atletas para participar do Campeonato Intercolonial de Atletismo Infanto-Juvenil.  Essa equipe que era formada por filhos de amigos e conhecidos (maioria dos atletas eram alunos da Escola Japonesa Bela Vista) participou do campeonato representando a Oeste da Capital.  Esse foi o começo do Atletismo de Osasco.

O Atletismo de Osasco filiou-se à Liga Sudoeste em 1970 e começou sua participação em competições desta Liga no mesmo ano nas categoria:  Infantil, Juvenil e Adulto.  Na mesma época, a categoria Mirim também estreou em competições.  Os participantes nesta competição da Liga Sudoeste eram:  Hiromu Shimizu, Massao Kimura, Claudio Inoue, Olinda Koh, Norio Awata, entre outros.

Como se pode notar,  a equipe era composta, basicamente, por descendentes de famílias japonesas em geral.  O número de praticantes variava de um ano para o outro mas, normalmente, uma dezena de mirins era treinada;  estes que foram adquirindo intimidade com o Atletismo, e assim, continuaram participando assiduamente das competições Intercoloniais da Sudoeste e do Brasil.

Por volta de 1980 muitos veteranos juntaram-se ao grupo de Atletismo de Osasco e começaram a participar dos treinamentos ao mesmo tempo em que o número de praticantes das outras categorias continuava aumentando.  Isso fez com que o grupo de atletas crescesse tornando o ambiente a cada dia que passava mais animador.

Em meados da década de 80, o Atletismo de Osasco começou a se destacar com suas brilhantes atuações, não somente nas Competições Intercoloniais da Sudoeste, mas também nas Competições Intercoloniais Brasileiras.  Desde então, inúmeras conquistas têm marcado a história do Atletismo de Osasco.

Apenas para se ter uma ideia de como está o Atletismo de Osasco, basta verificar os resultados das competições da comunidade nipo brasileira realizadas em 2001.  As equipes de Osasco, em todas as categorias obtiveram a 1ª. colocação, a saber:  3º Competição Adulto, Juvenil e Infantil Nikkey de Atletismo da ANMA (16 equipes participantes); 5ª Competição Nikkey Mirim de Atletismo da UCES (5 equipes); 53ª Competição de Atletismo Geral da UCES (5 equipes);  2º Festival de Atletismo da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo (25 equipes); 65ª Competição Intercolonial de Atletismo Piratininga (7 equipes), sendo que Osasco fez parte da equipe da Sudoeste; 39ª Competição Infanto-Juvenil de Atletismo da UCES (6 equipes);  44ª Competição Infanto-Juvenil de Atletismo Piratininga (9 equipes), sendo que Osasco fez parte da equipe da Sudoeste;  21º Campeonato de Atletismo Veteranos da UCES (6 equipes);  6ª Competição Nikkey Mirim de Atletismo da ANMA (17 equipes);  13º Campeonato de Atletismo Veteranos da ANASP (8 equipes), sendo Osasco integrante da equipe da Sudoeste;  3º Festival de Velocidade da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo (25 equipes), na categoria feminina e 4º lugar na categoria masculina.

Estes resultados comprovam que o Atletismo de Osasco tem se destacado brilhantemente no Atletismo Intercolonial da Sudoeste em todas as competições, como também excelente atuação da Liga Sudoeste nas Competições Intercoloniais Brasileiras, da qual Osasco faz parte.

Na medida em que as atuações do Departamento de Atletismo nas competições foram crescendo, o número de associados também cresceu, e conta hoje com mais de 200 famílias associadas, que totalizam cerca de 500 membros.

Os treinamentos são feitos normalmente às terças, quintas-feiras das 20 às 22 horas, e aos sábados e domingos no período da tarde, no campo de Atletismo da ACENBO.

Dentro e fora da ACENBO, sabe-se que o Departamento de Atletismo tem como princípio o espírito da disciplina, união e colaboração.  Esse espírito é pregado por todos, não somente nas atividades esportivas do grupo, mas também nas atividades sociais e culturais.”

Principais acontecimentos históricos que formaram a organização do Atletismo

  • 1970 – O Departamento de Atletismo da ACENBO foi filiado na Liga do Sudoeste
  • 1976 – Foi formado o departamento de Atletismo  da ACENBO ,na Bela Vista Nihon Gakko, os fundadores foram: Saburo Tanaka, Hiromu Shimizu, Massao Kimura, Mihoko Kanegawa e Nobuko Komatsu.
  • 1983 – Formada a Rikujo Kiogui Aikosha Koenkai (Associação de Apoio aos Amadores do Atletismo de Osasco).  Os principais objetivos da associação foram definidos como:  confraternização dos associados, boa formação moral das crianças participantes e incentivo à participação dos amadores de Atletismo em geral.